terça-feira, 7 de abril de 2009

Gerenciamento de Projetos e a Certificação IPMA

O mercado utiliza como padrão de gerenciamento de projetos a metodologia americana PMI (Project Management Institute), com seu guia de práticas PMBoK e sua certificação mais conhecida, o PMP (Project Management Professional). Existe, no entanto, outros padrões também utilizados como o IPMA (internacional) e o Prince2 (inglês). Pretendo passar para vocês uma visão do IPMA – http://www.ipma.ch/ (International Project Management Association) e suas certificações. Tenho a certificação PMP, com a qual já trabalho há algum tempo. Recentemente obtive a certificação IPMA-D (Certified Project Management Association) e passei a trabalhar também com esta prática para gerenciamento de projetos. Gostaria de compartilhar alguns conhecimentos com os leitores do blog.

O IPMA foi fundado em 1965. É um padrão europeu, com sede na Suíca e associações locais em 45 países do mundo. Por exemplo, na Inglaterra existe a APM (Association of Project Management), na Dinamarca a ADPM (Association of Danish Project Management), na China o PMRA (Project Management Research Commitee) e no Brasil temos a ABGP – http://www.abgp.org.br/ (Associação Brasileira de Gerenciamento de Projetos), com sede em Curitiba. O Congresso Mundial de 2008 foi realizado na Itália e o próximo será na Finlândia. O código de melhores práticas é o ICB (IPMA Competence Baseline 3.0), equivalente ao PMBoK, com algumas particularidades. Por exemplo, permite-se que cada país realize alterações para as certificações, adequando o manual à sua realidade. No Brasil a ABGP possui o RCB – Referencial Brasileiro de Competências, disponível na página da ABGP. Outro detalhe é que o ICB possui alguns processos diferentes em relação ao PMBoK (alguns são tratados como input ou output neste código de práticas), como por exemplo Aspectos Comportamentais do Gerente do Projeto, Gestão de Conhecimentos, Gestão de Meio-Ambiente, Gestão de Aspectos Legal e Gestão de Informática. Para quem acompanha publicações em gerenciamento de projetos, uma das revistas brasileiras mais conhecidas e que recebe patrocínio da ABGP é a Revista Mundo PM, publicada em Curitiba/PR. Reparem que na maioria das edições os artigos internacionais são provenientes da Inglaterra, Suécia, Finlândia, Noruega, França e Itália, exatamente onde o IPMA é mais forte.

Para quem estiver interessado nesta certificação, na página da ABGP constam as datas programadas das provas para 2009 (média de quatro por ano). Os exames são realizados em Curitiba e em Belo Horizonte, onde se concentram 90% das certificações brasileiras. O motivo é que a ABGP está localizada em Curitiba e em BH existem incentivos de profissionais conhecidos em gerenciamento de projetos no Brasil: Ricardo Vargas e Darci Prado (INDG).Existe expectativa do exame ser realizado em outros locais.

Bem, a certificação IPMA está projetada em quatro níveis:

A – Certified Project Director capacidade de gerenciar portfolio e programas complexos.
B – Certified Senior Project Manager: capacidade de gerenciar projetos complexos. Mínimo de 05 anos de experiência.
C – Certified Project Manager: capacidade de gerenciar projetos menos complexos. Mínimo de 03 anos de experiência.
D – Certified Project Management Associate: capacidade de aplicar conhecimentos de gerenciamento de projetos dentro dos projetos.


Fazendo uma comparação com o PMI: Na teoria, a certificação de nível A do IPMA equivaleria ao PgMP do PMI, as certificações de níveis B/C equivaleriam ao PMP e a de nível D (CPMA) ao CAPM. Isto na teoria, pois na prática não é exatamente assim. Na candidatura, exige-se toda a documentação necessária, incluindo curriculum vitae completo (no PMP é por amostragem). As provas são realizadas em duas etapas: a primeira com questões objetivas (50 questões) e abertas (05 questões principais desdobradas em 20 secundárias) e a segunda etapa com uma entrevista com grau de complexidade conforme o nível da certificação (no nível D este requisito está sendo implementado aos poucos).


As questões descritivas são direcionadas para validar o real conhecimento do candidato em project management. É fornecido um tema e solicitado a criação de todo um projeto, incluindo Project Charter, Declaração de Escopo, Plano de Projeto, Plano de Riscos, WBS, Dicionário de WBS, Cronograma, Deliverables, Determinação do Caminho Crítico, Status Report, Relatório de Lições Aprendidas , Gestão de Conhecimento, Automação da Gestão do Projeto etc. Tudo isto em 04 horas de prova escrita (ainda não está disponível no Prometrics).
Atualmente não temos nenhum profissional no Brasil no nível A (no mundo são apenas 200). Temos 06 profissionais no nível B, 08 no nível C e 75 no nível D. Total de 91 profissionais certificados em IPMA no nosso país, o que é muito pouco, considerando que existem mais de 6.000 PMPs no Brasil e também pelo valor e prestígio do IPMA nos países europeus (pode fazer diferença em negócios para esta região). Para finalizar, o IPMA pode complementar o PMI de várias formas. A sua visão é mais internacional, uma vez que cada país possui o seu guia de melhores práticas em Project Management, conservando o núcleo do ICB. Também fornece visão mais clara de processos como gestão de conhecimento, tecnologia da informação, meio-ambiente, aspectos legais como também aspectos comportamentais para o gerente do projeto, assuntos fundamentais em qualquer projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário