terça-feira, 30 de junho de 2009

A Qualidade como Oportunidade em Tempos de Crise

A revista Quality Progress da ASQ – American Society for Quality (referência mundial em Qualidade Total) de junho publicou uma matéria interessante sobre como as empresas podem enfrentar a crise focando na qualidade dos seus produtos e serviços. Sabemos que a qualidade traz vantagens que podem ser traduzidas em termos financeiros para as empresas: aumento de produtividade, baixas variações percebidas pelos clientes, velocidade na produção e também redução de desperdícios. Porém, em tempos de recessão como a atual a qualidade geralmente é ignorada e seu orçamento é reduzido. Foca-se apenas na qualidade de conformidade, pois não tem jeito, como a manutenção das certificações ISO 9001, ISO 18000 e outras. O Departamento de Qualidade participa pouco nos processos produtivos, a satisfação dos clientes não é medida de forma proativa e utilizada para melhoria dos serviços, a alta direção não fornece os recursos e nem o apoio necessário para uma operação eficaz, os demais departamentos não têm certeza da função qualidade e o que ela representa, não existe interesse da empresa no treinamento em qualidade, a gerência de qualidade não tem acesso direto à alta direção da empresa, reduz-se o staff da área da qualidade e por aí vai... A revista aponta vários outros problemas.

A separação das atividades que agregam valor para o cliente das que não agregam, métricas de eficiência (Lead Time, Eficiência do Ciclo de Processo etc.), DMAIC, DFSS, MSA, QFD, Poka Yoke, Custo da Qualidade e outras técnicas ajudam em muito as empresas no sentido de enfrentar a crise atual. A revista também entrevistou alguns profissionais de mercado. Eles sugeriram investir fortemente no time em conceitos de qualidade, foco em resolução de problemas e maior controle das atividades para gerar redução de custos. Outros sugeriram focar em técnicas de melhoria contínua (ex. Kaizen, PDCA), melhoria radical (ex. Lean Six Sigma) e também em oferta consistente de serviços para seus clientes. Conquistar novos clientes é importante, porém, reter os atuais neste momento de crise é tão importante quanto.

“In hard times, if you are better than the
competition
, they will get out and leave you
with a larger portion of the market.”
Quality Progress, June 2009

Em tempos dífíceis a qualidade pode ajudar as empresas a conquistar mercados. Bem, na minha visão a qualidade traz produtividade, redução da variação e de desperdícios, satisfação dos clientes e dos colaboradores e outros benefícios que se traduzem rapidamente em redução de custos e aumento das receitas. O resultado de tudo isto é lucro, rentabilidade e uma organização mais competitiva. Eis mais um excelente assunto para debate.

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