
A separação das atividades que agregam valor para o cliente das que não agregam, métricas de eficiência (Lead Time, Eficiência do Ciclo de Processo etc.), DMAIC, DFSS, MSA, QFD, Poka Yoke, Custo da Qualidade e outras técnicas ajudam em muito as empresas no sentido de enfrentar a crise atual. A revista também entrevistou alguns profissionais de mercado. Eles sugeriram investir fortemente no time em conceitos de qualidade, foco em resolução de problemas e maior controle das atividades para gerar redução de custos. Outros sugeriram focar em técnicas de melhoria contínua (ex. Kaizen, PDCA), melhoria radical (ex. Lean Six Sigma) e também em oferta consistente de serviços para seus clientes. Conquistar novos clientes é importante, porém, reter os atuais neste momento de crise é tão importante quanto.
“In hard times, if you are better than the
competition, they will get out and leave you
with a larger portion of the market.”
Quality Progress, June 2009
Em tempos dífíceis a qualidade pode ajudar as empresas a conquistar mercados. Bem, na minha visão a qualidade traz produtividade, redução da variação e de desperdícios, satisfação dos clientes e dos colaboradores e outros benefícios que se traduzem rapidamente em redução de custos e aumento das receitas. O resultado de tudo isto é lucro, rentabilidade e uma organização mais competitiva. Eis mais um excelente assunto para debate.
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